. História .


Existe uma pequena diferença, entre História, e estórias. Porém as duas visam a mesma coisa… Relatar fatos, pessoas e lendas do passado, de uma forma que aprendamos com elas. Eu recebo algumas críticas, em especial quando falam de qual faculdade fulano irá fazer, e quando chegam a mim a famosa frase : Vou fazer história. Enquanto uns estão falando de medicina, arquitetura, engenharia não sei de quê… Eu falo que quero ensinar, e trabalhar com acontecimentos do passado. É Uma paixão que nasceu de uma forma engraçada e espontânea. Alguns me apóiam dizendo que eu devo mesmo fazer o que eu gosto, porém a maioria das pessoas dá um sorriso e um suspiro de reprovação. Mas afinal, como seria a vida sem a história?

Seria como se todas as família nascessem sem sobrenome, seria como ter que inventar a ciência, a filosofia, a arte todos os dias. Seria como se todos os seres da terra não possuíssem memória e a cada dia se conhecessem “como se fosse a primeira vez“. A História do mundo nos relata o quanto um homem pode progredir conforme o tempo. Mostra grandes civilizações, onde o seu período de apogeu demonstra um período de guerras e conquistas. As guerras, os reinados, os artefatos, as religiões.Não necessitaríamos da escrita, afinal, o dia de ontem não nos importa. E O que passou passou.

Conseguiu ver o quanto a história, seja de seus familiares, ou a história geral nos importa e nos faz tão bem? Não que necessariamente precisaríamos viver conforme o passado. Todavia dependemos daqueles registros, daquelas estórias, daquelas preciosas conquistas pra estabelecer nosso cotidiano. Afinal, a ciência só pode progredir através dos anos, e de relatos realmente antigos. E chegou numa época onde doenças que antigamente dizimavam o planeta, são controladas com uma vacina.

Os estudos geográficos, as localizações planetárias… Tudo existe hoje devido a história. Se não fossem alguns mártires que lançavam suas teorias a sua cidade e eram mortos em praça pública, estaríamos caminhando cada vez mais rumo a ignorância populacional. Eu, por não ser tão velha assim não imagino um país onde a guerra racial está nas ruas. Vejo o preconceito sim, e sofro com ele. Não só o racial, mas o intelectual, e hereditário. Eu não enchergo mulheres trabalhando sem ter a certeza de que seus maridos vão chegar vivos ou pelo menos inteiros em casa, após um dia de guerra. Porém pessoas de não muito tempo atrás vivenciaram isso. E Eu quero acima de tudo, aprender com elas. Como é conviver com uma história que aos poucos é moldada, e da qual você faz parte? E Por vezes me pego imaginando, sobre como seria se meu nome estivesse em pelo menos um livro. Se a minha história fosse contada e pessoas aprendessem com ela?

Passear por cidades com mais de 100 anos já é bastante interessante. Rever construções, e livros, onde relatam o dia a dia de pessoas das quais muitas estão consumidas no pó. As fotografias de família inteiras. Pessoas que não sabiam o que era um computador, ou a gripe suína. Mas que já tremiam de medo ao ouvir a palavra Sarampo. Porque isso as matava rapidamente. Pessoas que eram felizes sem tênis importados, que viajavam mais de 50 km à cavalo só pra ver uma compania de teatro da cidade vizinha se apresentar. Pessoas que plantavam e comiam do seu próprio cultivo. Pessoas que foram convocadas pra guerra. Pessoas que viviam o dia de hoje e ao fim da tarde, à luz de um lapião sentavam-se a varanda para contar os causos do vilarejo.

As Histórias que não deveriam deixar de ser contadas, pelos momentos que foram substituídos por um shopping, onde famílias inteiras escravizam-se em moda.

A História é muito mais que uma mera palavra, e um mero passado. A história é um amadurecimento que com o passar do tempo, a nossa humanidade tende a perder. Regredimos cada vez mais ao tempo onde somente nosso interesse era valorizado, e se o outro se perdesse, a culpa nem o dever era meu de ensiná-lo o caminho.

Anúncios

Um comentário em “. História .

  1. Oi querida. Adorei sua visão de História. Eu como seu ex-professor a incentivo sim a cursá-la, pois certamente será bom para você, já que fará seu trabalho com paixão. Espero que não perca o gosto pela história.
    Bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s